sábado, 12 de outubro de 2013

Àquela Estrela


"Além da Terra, além do Céu,

no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar,
até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos! [...]"

(Carlos Drummond de Andrade)



Hoje fiz uma coisa que há muito já não fazia mais: Olhei para um estrela no céu, me concentrei e fiz um pedido.
Não foi a primeira estrela, como dizem que da mais sorte. Foi apenas uma estrela qualquer escolhida entre as outras centenas de milhares que existem, ela não era especial e provavelmente nunca vou saber se tinha nome, se era um planeta ou à distância a que estava da terra. Só sei dizer que hoje, naquele momento, ela foi minha estrela da sorte.
Pedi a ela com todas as minhas forças, não que me fizesse voltar no tempo pra transformar minha covardia em um pingo de coragem que fosse, mas sim para me dar uma chance de repetir um acontecimento em particular, uma segunda chance em um momento novo que me ajudasse a enxergar as coisas com mais clareza, sabe?
Também me atrevi a fazer um pedido por você... Pedi pra você conseguir se expressar, porque às vezes parece que você tenta dizer ou fazer qualquer coisa e simplesmente se sente impedido, talvez pela mesma força que me impeça, mas, se ficarmos sempre com cartões vermelhos e marcas de impedimento imaginárias em nossas mentes nunca vamos sair do lugar.
Falando em sair do lugar terminei meio que dizendo que sabia que isso não ia acontecer e me irritei com a pobre estrela que não tem culpa da minha confusão, mas ai me desculpei e pedi pra parar de pensar assim, pra parar de pensar em tudo na verdade, deixar rolar, deixar fluir, deixar acontecer.
E sei que tudo isso pode parecer bobo, sem fundamento, ou infantil, mas tenho sentido minhas borboletas se agitarem no estômago e a insônia irritante que não é causada pelo meu excesso de café e, acredite, as borboletas nunca se enganam. Não sei e não entendo o que, mas elas sempre me avisam que tem alguma coisa - geralmente boa - pra acontecer.

A pesar de tudo, sei que depende um pouco de mim e um pouco de você, mas gosto de pensar que tem uma estrela que eu nem sei qual é mexendo com as coisas dentro de nós dois por causa dos meus pedidos de criança. Gosto de imaginar que com a visão privilegiada que tem lá do céu ela cuida de mim e de você e nos mantém de algum modo sincronizados. E ainda, gosto de sentir um pouco dessa certeza incerta que fica me invadindo a cada momento dizendo que algo, em breve e com certeza vai mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário